Operação Rebu

segunda-feira, junho 21, 2004

Sobre o aprendizado...

Eu tenho a impressão que qualquer coisa que estudamos com afinco apresenta um grau de aprendizado logarítmico. Não se preocupem os não-matemáticos, pois a idéia é simples e vou explicar.

Quando estudamos alguma coisa nova, começamos a aprender tudo com grande rapidez. Com o passar do tempo, parece que é necessário estudar muito mais para aprender muito menos. Agora pergunto: o que pode fazer as coisas ficarem mais difíceis quanto mais você sabe sobre elas? Será desânimo sobre o assunto? Será que os detalhes são os pontos mais complicados? Será convencimento e displicência? Uma mistura de tudo?

Não se preocupem, não vou parar de tocar guitarra. Mas adianto que é verdade, que sinto que nunca conseguirei tocar melhor, que nunca serei capaz de tocar as músicas que sempre tentei. Minha mente matemática não me deixa pensar de um jeito mais musical. O rock sai menos rock, o blues sai menos blues, e o jazz simplesmente não sai. Paciência...

1 Comments:

  • Interessante... Acho que sua observação tá bem acertada, viu! No meu caso acontece o mesmo, pois quanto mais mergulho no meu objeto (a Roma do século I), mais tenho consciência de sua enorme e gigantesca presença - e que nunca vou conseguir sair da idéia simplista sobre sua "enormidade".

    Acho que isto acontece pq, quando a gente começa a estudar algo, ele se revela como é: complexo e repleto de possibilidades. O mundo é assim, e o braço de uma guitarra, com seis cordas e várias casas, também!

    Tenho pensado outras coisas sobre isto... mas elas pedem uma dúzia de Bohemias, hehe

    By Anonymous Anônimo, at 11:01 AM  

Postar um comentário

<< Home